
PONTO DE ENCONTRO: Aldeia de Túmio, Bico, Paredes de Coura
INÍCIO: 9:00 | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 12 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio
PONTO DE ENCONTRO
Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui
ou cola o código VFQP+34M Bico no Google Maps.
LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO
PERFIL DO PERCURSO
CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO
A Paisagem Protegida do Corno do Bico é um santuário natural e, simultaneamente, uma prova de coexistência e resiliência humana ao carácter inóspito e agreste da natureza. É um testemunho de humanização de uma montanha que o homem rasgou com a força dos animais e transformou em jardim verde pungente com cheiro de urze e terra molhada.
O percurso tem início no lugar do Túmio, na freguesia do Bico, em direção à ermida da Giesteira, precisamente onde a estrada de alcatrão é substituída pelo caminho empedrado de acesso ao centro do lugar que ainda conserva alguns aspetos interessantes da arquitetura tradicional do Alto Minho, entrando na floresta do Corno de Bico, composta por uma vasta e densa mancha de carvalhos (Quercus robur). O Corno de Bico é um espaço emblemático para o concelho de Paredes de Coura e de grande importância para a região, considerado um pequeno santuário natural.
Numa região montanhosa de formas suaves e arredondadas, a Paisagem Protegida do Corno do Bico culmina no Corno do Bico (883 m), caracterizada, sobretudo nas zonas de maior altitude, pela presença de grupos de blocos graníticos arredondados , dispostos separadamente ou sobrepostos que dão um aspeto caótico à paisagem.
As encostas, recortadas por campos agrícolas, muros e socalcos, albergam uma importante mancha de carvalhais , fruto da arborização realizada no século XX pelos então Serviços Florestais.
A ocupação humana é remota, sendo atestada pela existência de monumentos megalíticos (no Bico e São Martinho de Vascões), associados ao núcleo megalítico de Chã de Lamas, povoados fortificados (Castros de Cossourado e Cristelo) e miliários romanos (isto é, marcos indicativos da milha romana).
Destaque para o miradouro natural - Corno de Bico - rodeado por blocos graníticos, de onde se avista uma majestosa paisagem que se abre sobretudo para o vale do rio Coura, mas também para o vale do Lima.
Na caminhada, preste atenção à densa e rara mancha de carvalho-alvarinho. De notar também as belas galerias ribeirinhas, bem como as manchas de pinhal e uma turfeira cuja interpretação é auxiliada por painéis informativos.
Não entre em pânico se encontrar um cavalo (ou burro, como são chamados localmente) entre as árvores sem dono para alimentar ou gado selvagem a deslocar-se entre os campos. A Natureza parece encontrar aqui uma peculiar harmonia com o Homem e as suas práticas. Em um instante, você pode estar completamente imerso na floresta ou à mercê de vistas e panoramas deslumbrantes.
Adaptado de Paisagem Protegida do Corno de Bico
Sem comentários:
Enviar um comentário