À partida, junto ao canal de S. Roque, em Aveiro, compareceram 9 ciclistas e uma caminhante. Estava previsto fazer o percurso de bicicleta até Estarreja e regressar de comboio. Como foi decretada uma greve dos trabalhadores da CP que poderia afetar o regresso a Aveiro, o grupo decidiu fazer o percurso de ida e volta de bicicleta: um percurso de 30km e um percurso de 45km (até Salreu) para os mais corajosos.
Grupo informal que realiza atividades gratuitas tendo em conta a forma e condição física dos participantes e de modo a promover o seu bem-estar. Cada participante assume a responsabilidade pela sua participação bem como os riscos daí envolvidos.O promotor deste blogue e o guia das caminhadas não podem ser responsabilizados por quaisquer danos físicos (ou outros) que se registem com qualquer dos participantes.
GR 57 - PERCURSO AZUL - DO CANAL DE S. ROQUE (AVEIRO) ATÉ SALREU
Início dos Passadiços de Aveiro
Rio Vouga
A paisagem de "Bocage" é um habitat típico do Baixo Vouga lagunar.
Muito raro em Portugal, este agroecossistema
possui uma elevada biodiversidade associada.
Pormenor da paisagem de "Bocage".
Caracteriza-se pela compartimentação do espaço por sebes vivas,
formadas por Salgueiros, Amieiros, Carvalhos, Sabugueiros, entre outras
Rio Vouga - Rio Novo do Príncipe
Este troço do rio é, na verdade, um canal artificial, construído no início do século XIX para melhorar a utilização agrícola dos terrenos envolventes. Estes eram frequentemente alagados, pelo que surgiu a necessidade de construir um novo e largo canal que escoasse rapidamente as águas do Rio Vouga em alturas de maior caudal. Assim, surgiu o “Rio Novo”, que desvia o troço final do Vouga do seu curso original.
Junto ao Cais do Esteiro de Salreu e do Centro de Interpretação do Bioria.
Neste dia, realizou-se o VI Encontro de Veleiros.
Cais do Esteiro de Salreu
Alguns tombos durante o percurso...
Rio Vouga
Marco do km 0, junto ao canal de S. Roque, em Aveiro
GR 57 - PERCURSO AZUL - DO CANAL DE S. ROQUE (AVEIRO) ATÉ ESTARREJA

PONTO DE ENCONTRO: Canal S. Roque, Aveiro | HORA: 8:30
DISTÂNCIA A PERCORRER: cerca de 30 km
DURAÇÃO: ± 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: Baixo
PONTO DE ENCONTRO
Para saberes onde é o início do passeio, clica aqui
ou cola o código J8VR+8H Aveiro no Google Maps.
MAPA DO PERCURSO
DESCRIÇÃO do PERCURSO
Nota: Também se pode aproveitar parte dos passadiços da Ria de Aveiro para um passeio a pé, de ida e volta (14km).
Ver no Outdooractive
O passeio de bicicleta começa no Parque do Canal de São Roque e termina na estação da CP de Estarreja. Estamos no concelho mais plano de Portugal, em pleno coração da Ria de Aveiro, numa área de grande beleza paisagística e de grande riqueza ambiental. São trilhos ribeirinhos, junto à ria, onde se encontram vários cais e caminhos rurais que atravessam campos férteis à espera de serem descobertos de bicicleta. O percurso é muito fácil de fazer e termina na estação da CP de Estarreja. O regresso a Aveiro será feito de comboio.
"A GR57 é uma das três grandes rotas da Ria de Aveiro. Desenhada ao longo das suas margens, este percurso azul percorre cerca de 131 km, por caminhos tão diversos quanto as paisagens e os biótopos de um ecossistema lagunar ímpar em Portugal. Das zonas de sapal ao habitat de “Bocage”, das florestas de pinho plantadas nos cordões dunares que seguram o Oceano aos campos de cultivo de povoações que convivem com a Ria há vários séculos, esta é uma rota que nos revela a diversidade e a riqueza das relações que os seres humanos estabelecem com o mundo natural."
Retirado de Grande Rota Ria Aveiro
"Esta é uma etapa perfeita para a prática de cicloturismo, uma viagem que permite conhecer e observar algumas das peculiaridades que tornam a zona lagunar do Baixo Vouga num mosaico de ecossistemas e biótopos de alto valor ecológico e sociocultural. Os primeiros passos dão-se ao longo do Cais dos Remadores Olímpicos, também conhecido como Canal de S. Roque, deixando gradualmente o centro de Aveiro rumo ao Cais da Ribeira de Esgueira e ao início dos cerca de 7km de passadiços sobre a Ria (Passadiços de Aveiro) que nos permitem conhecer esta área de sapal com uma proximidade e intimidade até então só ao alcance das pequenas embarcações que ao longo de todo este percurso se vão encontrando. No Canal do Rio Novo do Príncipe encontramos o Rio Vouga no seu último fôlego antes de se diluir na Ria de Aveiro e, ao cruzar o seu leito, entramos num habitat muito especial, característico desta área, o “Bocage”. Construído e trabalhado pelo Homem, é formado por campos de cultivo, pastagens, pousios e linhas de água, separados e limitados por vegetação arbustiva.
Nos campos de Canelas e Salreu, o arroz é cultivado, num labirinto que há que percorrer para chegar ao BioRia - Centro de Interpretação Ambiental.
Em 2005 foi criado o BioRia, primeiro projeto de conservação da natureza e biodiversidade na Ria de Aveiro. Um projeto pioneiro, criado para valorizar a Ria e reconectar as populações do concelho de Estarreja com o seu património natural e paisagístico e abrir horizontes às novas práticas de turismo na natureza. A etapa que aqui começa, rumo a poente, acompanha o curso do Rio Antuã até ao Esteiro de Estarreja."
Retirado de Percurso Azul
Nota: Também se pode aproveitar parte dos passadiços da Ria de Aveiro para um passeio a pé, de ida e volta (14km).
PONTOS DE INTERESSE
PR 5 STS - MOINHOS DO FOJO E NASCENTE DO RIO LEÇA
Pormenor do exterior da igreja de São Tomé de Negrelos
Painel informativo do PR6 STS - Moinhos do Fojo
Cruzeiro junto ao Castro de Sta Margarida
Extração de granito
Nascente do rio Leça
Moinhos do Fojo
Moinhos do Fojo
Moinhos do Fojo
Subscrever:
Mensagens (Atom)