DIA: Domingo, 26 de maio de 2024PONTO DE ENCONTRO: Ponte Dom Zameiro, BagunteINÍCIO: 8:30 horas | DISTÂNCIA: 12 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: fácil
COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO
Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui,
ou cola o código 9829+FC Bagunte no Google Maps.
MAPA DO PERCURSO
PERFIL DO PERCURSO
DESCRIÇÃO DO PERCURSO
Todo o percurso se desenvolve na margem direita do Rio Ave, partindo da Ponte Românica D. Zameiro
Ponte D. Zameiro
Ponte Românica sobre o Rio Ave que integrava a antiga estrada romana/medieval, conhecida por via veteris e que que fazia a ligação do Porto a Barcelos/Ponte de Lima. Trata-se de uma ponte em cavalete, suportada por sete arcos de volta perfeita e um arco apontado, fruto de uma reformulação do período gótico. A primeira referência a esta ponte data de 1185. A sua construção poderá ter sido antecedida por uma barca de passagem, já que nas suas imediações existe o topónimo “barco”.
Capela da Sr.ª da Ajuda
A primeira paragem que um peregrino encontrava quando passava a ponte de D. Zameiro, para Norte, era a Ermida de Santa Cruz, onde hoje se ergue a capela da Sr.ª da Ajuda.
Depois desta Capela de Nossa Sra. da Ajuda, o percurso segue pela direita na direção de Vila Verde, onde foi escavada uma necrópole de época romana, e Figueiró de Baixo, onde podem ser visitados um forno de cal, e vários moinhos de rodízio que acompanham a ribeira de Friães até ao Rio Ave.
Lugar marcado pela presença de um belíssimo conjunto de moinhos e por um monumental forno de cal.
No passado ainda não muito distante, a presença deste forno na região - e de outros semelhantes - estava relacionada com agricultura, mas também com a atividade de construção civil. Se, por um lado servia como regulador de acidez dos campos agrícolas, por outro servia de fungicida, ao ser aplicado, em forma de caiadura, nas paredes e nos telhados das casas.Pouco depois, o percurso encaminha-se para Norte, afastando-se agora do Rio Ave, e dirigindo-se ao lugar de Carcavelos, onde se recomenda um desvio à Capela de S. Vicente. Pouco depois o percurso encontra o PR1 (Cividade de Bagunte), e seguem juntos para S. Mamede, percorrendo uma extensão considerável de área agrícola até Casavedra, para pouco depois se separarem, marcando assim o regresso à Ponte D. Zameiro, pelo traçado do Caminho Português de Santiago, e acompanhando novamente o Rio Ave.
Rio Ave