PR9 BCL – PELO TRILHO DO MONTE D´ASSAIA À VEIGA DO RIO ESTE

 

DIA: Domingo, 1 de dezembro de 2024 
PONTO DE ENCONTRO: Largo Dr. Manuel Barbosa, Viatodos
INÍCIO: 08h30m | DISTÂNCIA: 14 Km 
GRAU DE DIFICULDADE: médio


COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui,

ou cola o código FC3P+8V Viatodos  no Google Maps.


MAPA DO PERCURSO


PERFIL DO PERCURSO 


DESCRIÇÃO DA CAMINHADA

Painel informativo do percurso 

"Partindo do Largo Dr. Manuel Barbosa, em Viatodos, o percurso passa junto da escultura da Isabelinha que simboliza a famosa “Feira da Isabelinha”, uma das maiores festas não religiosas do norte do país.
Com o monte d’Assaia no horizonte, continua-se até entrar em Monte de Fralães, passando por caminhos carregados de história, dos quais se destaca o emblemático carreiro da escola.
Passa junto à icónica casa de Fralães, outrora sede do concelho de Fralães e que foi, desde o séc. XII, casa de ilustres cavaleiros, entre os quais Paio Peres Correia, mestre da Ordem de Santiago.
Logo a seguir, encontra o santuário de N. Sra. da Saúde e o terreiro envolvente, local de peregrinação anual e de uma maravilhosa vista sobre a veiga do rio Este.


Seguindo pela rua da citânia de Lenteiro, o trilho passa junto à campa dos mouros, um dos muitos locais curiosos deste monte, pleno de histórias e lendas. Mais à frente, o miradouro d’Assaia proporciona uma vista sobre o vale que se espraia a seus pés. Prossegue por entre trilhos rurais monte acima, por caminhos percorridos pelas gentes da citânia de Lenteiro e da antiga freguesia de S. Pedro do Monte.


Já no cume do monte, o trilho segue por entre a densa vegetação, passando junto das ruínas dos saudosos moinhos d’Assaia, outrora fonte de subsistência das gentes locais.
Descendo em direção à freguesia de S. Mateus de Grimancelos, com o Atlântico no horizonte, passa pela esbelta igreja paroquial e pelo memorial à Condessa de Campanhã. A tranquilidade e ruralidade fundem-se com o edificado das casas senhoriais dos Poços e de Assade. O percurso segue por caminhos rurais até entrar na freguesia de Minhotães.
Depois do caminho florestal, segue em direção ao alto, onde está localizada a igreja paroquial e, deste ponto, contempla-se a paisagem recortada do minifúndio e abrilhantada pelas águas do rio Este que corre tranquilamente no centro do vale, onde garças, cegonhas e patos decoram a paisagem. Desce em direção ao rio, percorre a veiga do rio Este, regressando a Viatodos, contemplando a tranquilidade e a simplicidade do mundo rural.
Em relação à sua biodiversidade, neste percurso, predominam o eucalipto (Eucalyptos) e alguns apontamentos de carvalhos (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber), pinheiros mansos (Pinus pinea), pinheiros bravos (Pinus pinaster), azevinhos (Ilex aquifolium), castanheiros (Castanea sativa), loureiros (Laurus nobilis), entre outras espécies.
Do ponto de vista faunístico, ao longo do trilho, é possível que se surpreenda com prováveis avistamentos de espécies, tais como, o coelho europeu (Oryctolagus cuniculus), a raposa (Vulpes vulpes), a garça-branca-pequena (Egretta garzetta), a cegonha-branca (Ciconia ciconia), a rola turca (Streptopelia decaocto), o melro (Turdus merula), a pega rabuda (Pica pica), a poupa (Upupa epops), a águia de asa redonda (Buteo buteo), o sardão (Lacerta lepida), a lagartixa ibérica (Podarcis hispanica), entre outras espécies.

Desfrute, respeite a natureza e delicie-se com o que Barcelos tem de melhor para lhe oferecer!"


Brochura do percurso download do pdf

POR TERRAS DE BALTAR

 

Percurso feito

Descida do monte de S. Silvestre

Ruína da capela de S. Silvestre

Larva do pirilampo a comer o caracol (informação de Ângelo Neto)



Subida até ao Cruzeiro




Vista da vila de Baltar


Posto de vigia florestal, na Serra do Muro



Descida da Serra do Muro








POR TERRAS DE BALTAR

 

DIA: Domingo, 24 de novembro de 2024
PONTO DE ENCONTRO: Escola Básica 2/3 de Baltar
INÍCIO: 08h30m | DISTÂNCIA: 13 Km 
GRAU DE DIFICULDADE: médio


COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui,

ou cola o código 5JJ3+PM Baltar no Google Maps.


PR1 VLC - CAMINHAR NAS VARANDAS DA FELGUEIRA

 

DIA: Domingo, 17 de novembro de 2024
PONTO DE ENCONTRO: Restaurante Mira Freita, Felgueira, Vale de Cambra
INÍCIO: 08h30m | DISTÂNCIA: 11 Km 
GRAU DE DIFICULDADE: médio


COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui,

ou cola o código RPQ3+77 Vale de Cambra no Google Maps.


MAPA DO PERCURSO


PERFIL DO PERCURSO 



DESCRIÇÃO DA CAMINHADA



Terra de belos recantos, a aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões, respira a natureza verde da Serra da Freita e as águas límpidas e azuis do Rio Cabrum.
Quem chega pode passear por caminhos de pedras gastas e percursos antigos, onde as habitações de granito, cobertas de lousa, contam a história de uma vida intensamente rural. A atividade agrícola, muita dela desenvolvida em socalcos, confere um colorido único à paisagem.
Anualmente realizam-se na aldeia duas importantes festas religiosas: a Festa de São Tiago e a de Nossa Senhora da Liberação.
Ao nível da gastronomia destacam-se dois pratos tradicionais: a vitela arouquesa e o cabrito da Gralheira, que podem ser degustados no restaurante da aldeia, o Mira Freita. Aproveite para visitar o posto de exposição e venda de artesanato ali próximo.




Folheto (ver aqui)

PR9 MCN - CAMINHOS DO ZÉ DO TELHADO

Início da caminhada em Campos de Cima

Paisagem com o rio Douro



Quinta da Azenha

Quinta da Azenha

Quinta da Azenha



Interior de um café em Cardia




Albufeira do rio Douro na barragem de Carrapatelo


Barragem de Carrapatelo


Momento em que um cruzeiro entra na eclusa para passar a barragem




Fase final da caminhada com o rio Douro

Não podiam faltar os doces típicos do Marco de Canaveses