Painel informativo do percurso
"Partindo do Largo Dr. Manuel Barbosa, em Viatodos, o percurso passa junto da escultura da Isabelinha que simboliza a famosa “Feira da Isabelinha”, uma das maiores festas não religiosas do norte do país.
Com o monte d’Assaia no horizonte, continua-se até entrar em Monte de Fralães, passando por caminhos carregados de história, dos quais se destaca o emblemático carreiro da escola.
Passa junto à icónica casa de Fralães, outrora sede do concelho de Fralães e que foi, desde o séc. XII, casa de ilustres cavaleiros, entre os quais Paio Peres Correia, mestre da Ordem de Santiago.
Logo a seguir, encontra o santuário de N. Sra. da Saúde e o terreiro envolvente, local de peregrinação anual e de uma maravilhosa vista sobre a veiga do rio Este.
Seguindo pela rua da citânia de Lenteiro, o trilho passa junto à campa dos mouros, um dos muitos locais curiosos deste monte, pleno de histórias e lendas. Mais à frente, o miradouro d’Assaia proporciona uma vista sobre o vale que se espraia a seus pés. Prossegue por entre trilhos rurais monte acima, por caminhos percorridos pelas gentes da citânia de Lenteiro e da antiga freguesia de S. Pedro do Monte.
Já no cume do monte, o trilho segue por entre a densa vegetação, passando junto das ruínas dos saudosos moinhos d’Assaia, outrora fonte de subsistência das gentes locais.
Descendo em direção à freguesia de S. Mateus de Grimancelos, com o Atlântico no horizonte, passa pela esbelta igreja paroquial e pelo memorial à Condessa de Campanhã. A tranquilidade e ruralidade fundem-se com o edificado das casas senhoriais dos Poços e de Assade. O percurso segue por caminhos rurais até entrar na freguesia de Minhotães.
Depois do caminho florestal, segue em direção ao alto, onde está localizada a igreja paroquial e, deste ponto, contempla-se a paisagem recortada do minifúndio e abrilhantada pelas águas do rio Este que corre tranquilamente no centro do vale, onde garças, cegonhas e patos decoram a paisagem. Desce em direção ao rio, percorre a veiga do rio Este, regressando a Viatodos, contemplando a tranquilidade e a simplicidade do mundo rural.
Em relação à sua biodiversidade, neste percurso, predominam o eucalipto (Eucalyptos) e alguns apontamentos de carvalhos (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber), pinheiros mansos (Pinus pinea), pinheiros bravos (Pinus pinaster), azevinhos (Ilex aquifolium), castanheiros (Castanea sativa), loureiros (Laurus nobilis), entre outras espécies.
Do ponto de vista faunístico, ao longo do trilho, é possível que se surpreenda com prováveis avistamentos de espécies, tais como, o coelho europeu (Oryctolagus cuniculus), a raposa (Vulpes vulpes), a garça-branca-pequena (Egretta garzetta), a cegonha-branca (Ciconia ciconia), a rola turca (Streptopelia decaocto), o melro (Turdus merula), a pega rabuda (Pica pica), a poupa (Upupa epops), a águia de asa redonda (Buteo buteo), o sardão (Lacerta lepida), a lagartixa ibérica (Podarcis hispanica), entre outras espécies.
Desfrute, respeite a natureza e delicie-se com o que Barcelos tem de melhor para lhe oferecer!"