CAIAQUE NO RIO DOURO E RIO PAIVA

  

DIA: Domingo, 5 de outubro de 2025

LOCAL DA CANOAGEM: Praia do Castelo, Fornos, Castelo de Paiva 
HORA: 09h00m | DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 2h30m
DISTÂNCIA A PERCORRER NO RIO: cerca de 6 km
GRAU DE DIFICULDADE: médio



PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o início da atividade, clica aqui

ou cola o código  3P8P+3X Fornos Google Maps.


INSCRIÇÕES

Valor da inscrição: 9€ por pessoa (inclui partilha de caiaque, colete e seguro)

👉Fazer a inscrição até às 24h00, do dia 3 de outubro. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O número de inscrições é limitado a 26 participantes.


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE


O início da canoagem é às 9h30m, na praia do Castelo, em Fornos, Castelo de Paiva.
Vamos passear pelo rio Douro e explorar o rio Paiva.
O programa pode incluir uma visita, a pé, à ilha dos Amores. Esta pequena ilha localiza-se na confluência do rio Paiva com o rio Douro.
As condições atmosféricas deverão permitir dar um mergulho nas águas do Douro, na praia do Castelo.



Material individual que devem levar: fato de banho, toalha, calçado para andar dentro de água (ténis, sapatos, botins de neoprene ou sandálias). Quem usar óculos deve trazer uma fita que segure e não os deixe sair. Óculos de mergulho podem também ser uma boa opção para momentos de lazer. Cada participante deverá trazer uma roupa seca para vestir no final da atividade.

Mesas para o piquenique junto à da praia do Castelo

No final da atividade, vamos fazer um piquenique.


PAISAGEM PROTEGIDA DO CORNO DO BICO

 

DIA: Domingo, 28 de setembro de 2025
PONTO DE ENCONTRO: Aldeia de Túmio, Bico, Paredes de Coura
INÍCIO: 9:00 | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 12 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio


PONTO DE ENCONTRO

Aldeia de Túmio, freguesia de Bico, Paredes de Coura.

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui
ou cola o código 
VFQP+34M Bico  no Google Maps.


LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO

Junção do PR1 - Corno de Bico com o PR2 - Alto Morrões

PERFIL DO PERCURSO



CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO

A Paisagem Protegida do Corno do Bico é um santuário natural e, simultaneamente, uma prova de coexistência e resiliência humana ao carácter inóspito e agreste da natureza. É um testemunho de humanização de uma montanha que o homem rasgou com a força dos animais e transformou em jardim verde pungente com cheiro de urze e terra molhada.

O percurso tem início no lugar do Túmio, na freguesia do Bico, em direção à ermida da Giesteira, precisamente onde a estrada de alcatrão é substituída pelo caminho empedrado de acesso ao centro do lugar que ainda conserva alguns aspetos interessantes da arquitetura tradicional do Alto Minho, entrando na floresta do Corno de Bico, composta por uma vasta e densa mancha de carvalhos (Quercus robur). O Corno de Bico é um espaço emblemático para o concelho de Paredes de Coura e de grande importância para a região, considerado um pequeno santuário natural. 

Numa região montanhosa de formas suaves e arredondadas, a Paisagem Protegida do Corno do Bico culmina no Corno do Bico (883 m), caracterizada, sobretudo nas zonas de maior altitude, pela presença de grupos de blocos graníticos arredondados , dispostos separadamente ou sobrepostos que dão um aspeto caótico à paisagem. 

As encostas, recortadas por campos agrícolas, muros e socalcos, albergam uma importante mancha de carvalhais , fruto da arborização realizada no século XX pelos então Serviços Florestais. 

A ocupação humana é remota, sendo atestada pela existência de monumentos megalíticos (no Bico e São Martinho de Vascões), associados ao núcleo megalítico de Chã de Lamas, povoados fortificados (Castros de Cossourado e Cristelo) e miliários romanos (isto é, marcos indicativos da milha romana).

Destaque para o miradouro natural - Corno de Bico - rodeado por blocos graníticos, de onde se avista uma majestosa paisagem que se abre sobretudo para o vale do rio Coura, mas também para o vale do Lima.

Na caminhada, preste atenção à densa e rara mancha de carvalho-alvarinho. De notar também as belas galerias ribeirinhas, bem como as manchas de pinhal e uma turfeira cuja interpretação é auxiliada por painéis informativos. 

Não entre em pânico se encontrar um cavalo (ou burro, como são chamados localmente) entre as árvores sem dono para alimentar ou gado selvagem a deslocar-se entre os campos. A Natureza parece encontrar aqui uma peculiar harmonia com o Homem e as suas práticas. Em um instante, você pode estar completamente imerso na floresta ou à mercê de vistas e panoramas deslumbrantes.

Adaptado de Paisagem Protegida do Corno de Bico

PR 1 CENTRO TRAIL RUNNING DAS PORTAS DO MARÃO (AMT)

 

Ponte de Fundo de Rua, Aboadela






Rio Ovelha







Rio Ovelha







Rio Ovelha






Capela de São Bento

Paisagem desde a capela de São Bento



Descida para Aboadela


Chegada ao parque



PR 1 CENTRO TRAIL RUNNING DAS PORTAS DO MARÃO (AMT)

 

DIA: Domingo, 14 de setembro de 2025
PONTO DE ENCONTRO: Parque de Lazer de Aboadela
INÍCIO: 8h30m | DISTÂNCIA: 12 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio/alto


COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui

ou cola o código 72G3+XJ Aboadela no Google Maps.


MAPA DO PERCURSO

Ver percurso em Outdooractive

PERFIL DO PERCURSO



CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO (Descrição oficial)

A Serra do Marão apresenta-se como um elemento potenciador para o concelho e para as suas gentes, fator preponderante para afirmar este território a nível regional e nacional como referência no desporto de natureza.
O Centro de Trail Running das Portas do Marão encontra-se inserido na rede de percursos do Centro de Desporto e Natureza da Aboadela.
Com a criação desta rede de percursos pretendemos criar condições para orientar o visitante na descoberta do território e, em simultâneo, fornecer-lhe todas as informações do local em que se encontra, enriquecendo a sua visita.
A existência da rede de percursos torna-se numa importante mais-valia para o património, as paisagens e a cultura da região. A rede de percursos pretende ser acessível a todo o tipo de visitantes pelo que foi tido em consideração à sua elaboração, os diferentes níveis de distância e dificuldade.

TRILHO DAS PORTAS DO MARÃO
O Trilho das Portas do Marão é um percurso acessível a todos e apresenta-se como o percurso mais curto e com menor grau de dificuldade da Rede de Percursos do Centro de Trail das Portas do Marão.
Este percurso segue por caminhos rurais até às imediações da antiga Casa da Guarda do Carregal. Aqui o trilho segue ao encontro do Rio Ovelha até à proximidade da “ponte da malhadinha”. Sobe depois em direção da capela de São Bento (ponto de maior altitude do percurso). O percurso continua em direção à Estalagem, descendo até ao lugar da Seara, passando por Vila Nova e pelo Poçico.