DIA: Domingo, 29 de outubro de 2017
PONTO DE ENCONTRO: Área de serviço de Penafiel | HORA: 8:15
DISTÂNCIA: 13 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio/alto
PONTO DE ENCONTRO: Área de serviço de Penafiel | HORA: 8:15
DISTÂNCIA: 13 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio/alto
Como chegar a Ermelo
Do Porto, pela A4, em direcção a Vila Real. Depois de passar o túnel do Marão, sair da A4 e seguir pela N304, cerca de 20 km, até Ermelo.
A CAMINHADA
O PR3 Fisgas de Ermelo inicia-se na aldeia de Ermelo junto à Igreja Paroquial. Segue pela rua principal e em direção às Catrinas, onde atravessa a ribeira de Fervença. Aqui inicia-se uma longa subida até Varzigueto, que compensada pelas magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e das imponentes Quedas de Água das Fisgas de Ermelo. Antes de chegar a Varzigueto existe um acesso às Piocas de Cima - pequenas lagoas de água cristalina, que convidam a banhos refrescantes. O percurso segue em direção ao Fojo, onde se inicia a descida para o rio Olo. Vamos encontrar um acesso às Piocas de Baixo. O rio é atravessado na Ponte da Abelheira antes do percurso subir novamente até Ermelo. Neste percurso irá passar por aldeias de ambiente rural, marcadas pela agricultura de lameiro e pelas construções em xisto e lousa, típicas desta zona de montanha. É frequente encontrar gado bovino maronês a pastar e, nas zonas mais altas, os rebanhos de cabras bravias são presença comum. Trata-se de um percurso de grande beleza caracterizado por grandes desníveis, o que o torna desafiante.(Fonte: Folheto PR3 - Fisgas de Ermelo. Percursos Pedestres de Mondim de Basto - Clicar para ver o folheto)
MAPA DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)
PONTOS DE INTERESSE
A Cascata das Fisgas de Ermelo é uma queda de água localizada junto à União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal. Esta cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa fora da Escandinávia e dos Alpes, não se precipitando num único salto vertical: fá-lo em vários saltos, ao atravessar progressivamente uma grande barreira de quartzitos, num profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes. O desnível desta cascata, apresenta assim 200 metros de extensão cavados pelas águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão (+ informação). Antes do início das quedas de água temos a montante um grupo de lagoas de águas cristalinas muitos usadas nas épocas de veraneio.
Sem comentários:
Enviar um comentário