Um percurso com alguma dificuldade dada a inclinação de alguns troços.
Grupo informal que realiza atividades gratuitas tendo em conta a forma e condição física dos participantes e de modo a promover o seu bem-estar. Cada participante assume a responsabilidade pela sua participação bem como os riscos daí envolvidos.O promotor deste blogue e o guia das caminhadas não podem ser responsabilizados por quaisquer danos físicos (ou outros) que se registem com qualquer dos participantes.
PELOS TRILHOS DE VALONGO

DIA: Quarta-feira, 25 de abril de 2018
PONTO DE ENCONTRO: Biblioteca de Valongo
INÍCIO: 8:30 | DISTÂNCIA: 14 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio
A CAMINHADA
Esta caminhada de 14km é uma adaptação do percurso 4 - Trilho do Vale Longo, do Centro de Trail de Valongo.
"Pelas suas vistas panorâmicas e pelos locais que atravessa é uma excelente forma de conhecer o vale longo que dá o nome ao Concelho de Valongo."
adaptado de Centro de Trail de Valongo.
À PROCURA DAS PEDRAS-PEIXE
PONTO DE ENCONTRO: Parque estacionamento junto ao Centro Multimeios de Espinho | HORA: 8:30 | DISTÂNCIA A PERCORRER: 40 km
DURAÇÃO: ± 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: baixo
DURAÇÃO: ± 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: baixo
Como chegar ao PONTO DE ENCONTRO:
Pela A29, saída de Espinho e Picoto
Seguir para Espinho, em direção ao centro Multimeios de Espinho.
O passeio de bicicleta começa junto ao centro Multimeios de Espinho. Vamos percorrer a marginal de Espinho, passadiços de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e regressamos pelo mesmo caminho. A maior parte do percurso é em ciclovia.
Centro Multimeios de Espinho
O passeio de bicicleta começa junto ao centro Multimeios de Espinho. Vamos percorrer a marginal de Espinho, passadiços de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e regressamos pelo mesmo caminho. A maior parte do percurso é em ciclovia.
LOCAIS DE INTERESSE
Passadiços na Barrinha de Esmoriz
Barrinha de Esmoriz ou Lagoa de Paramos - Esta área é alimentada por águas de duas ribeiras que devido ao cordão dunar litoral dá origem à lagoa. Originada pela deposição de areia junto à foz de uma pequena linha de água, o cordão dunar é aberto sazonalmente para renovação da água.
Parque ambiental do Buçaquinho, entre Esmoriz e Cortegaça
Este parque de imenso e intenso verde é um belo exemplo de sustentabilidade ambiental. Um espaço onde funcionou durante 12 anos uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) transformou-se numa extensa área verde com seis lagoas de águas depuradas e um pinhal com árvores e sombras generosas. Esta reconversão valeu-lhe recentemente a atribuição do prémio dos Green Project Awards 2016 na categoria de «Cidades Sustentáveis». (adaptado de Evasões)
Passeio pelos trilhos no parque do Buçaquinho
Passeio pela CicloRia, desde Cortegaça até ao Furadouro
PREVISÃO DO TEMPO
Subscrever:
Mensagens (Atom)