DIA: Sábado, 7 de julho de 2018
PONTO DE ENCONTRO: Parque de Campismo do Merujal, Arouca
INÍCIO: 9:00 | DISTÂNCIA: 12 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio/baixo
Descrição da caminhadaDURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio/baixo
Este percurso pedestre inicia-se junto ao Parque de Campismo e decorre, inicialmente, pela “Rota dos Geossítios” neste caso o “G3- S. Pedro Velho”. Tem um troço inicial comum com o PR7 e, depois, com o PR15 e a GR28, aqui numa extensão de cerca de 300m.
Sobe ao geossítio de S. Pedro Velho, imponente miradouro, de onde se avista toda a costa oceânica da Ria de Aveiro ao Porto, a serra do Gerês, a serra do Larouco (Montalegre!), a Srª da Graça, o Marão, o Montemuro, a Estrela, o Caramulo. Dali avista-se meio Portugal!
Depois desce para Albergaria e, ao longo da levada do regadio, para a ribeira a Foz, que atravessa, indo encontrar o PR15 no Junqueiro, passando pelo geossítio da “Pedra Brôa”. Passados uns mil metros em comum com o PR15 sobe na direção da cumeada e do parque eólico.
Atinge-se o ponto mais alto da serra da Freita no Detrelo da Malhada, com 1100m acima do nível médio do mar.
Percorre a cumeada sempre com o grandioso vale de Arouca ao fundo. Lá para noroeste, o Porto, “aqui tão perto”. Continuando para oeste, passa pela subestação do parque eólico, pelas antenas, pelo radar.
Chegado ao parque de merendas do Vale da Raiz, volta à cumeada que se percorre até desembocar na estrada municipal, com a aldeia do Merujal e o santuário da Srª da Lage, lá ao fundo.
Na referida estrada, segue por esta, à esquerda, até ao Parque de Campismo, onde termina.
retirado de: www.cm-arouca.pt
MAPA DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)
Sem comentários:
Enviar um comentário