PR6 AMT - RIO MARÃO


DIA: Domingo, 29 de setembro de 2019
PONTO DE ENCONTRO: Área de serviço A4 - Penafiel
HORA: 8h15m | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 14km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: Médio/alto


COMO CHEGAR

Do Porto, pela A4, em direcção a Vila Real. Depois de passar Amarante, sair da A4  e seguir pela IP4,  até à saída para Ansiães. 



MAPA DO PERCURSO DA CAMINHADA (clicar na imagem para ampliar)


PERFIL DO PERCURSO



A CAMINHADA

A pequena Rota PR6 - Rio Marão inicia-se no centro do povoado de Ansiães, a partir do Largo da Pinha, próximo da sede da Junta de Freguesia. Próximo da aldeia podem-se observar alguns palheiros, cortes de gado, moinhos e a ponte de "Val de Baralha". Ao longo deste troço do percurso observa-se  paisagem ruralizada, em vale. Pelo percurso encontram-se os vestígios de um apiário antigo e mais além surge o Túnel do Marão.

O caminheiro aqui pode observar uma floresta centenária de coníferas com exemplares arbóreos imponentes. Marca presença ainda outra flora e fauna associada aos habitats de montanha, especialmente pela presença de vegetação ribeirinha e frequência de diversas espécies de aves. 

De modo ascendente, percorre-se o caminho antigo ao longo do Rio Marão que é atravessado por uma pequena ponte rústica em madeira. O caminho medieval que segue na margem esquerda serviu já no passado os povos da região para transpor a Serra do Marão. Mais à frente surge um edifício industrial inativo, uma unidade de produção de água de nascente - as "Águas do Marão". Um pouco mais além situa-se a Pousada de São Gonçalo. 

O percurso passa pela casa de Guarda Florestal do Alto do Espinho. Trata-se da primeira casa de Guarda Florestal, construída de raiz, pelos Serviços Florestais, em 1919.

Depois,percorre-se um caminho florestal panorâmico em curva de nível, próximo da cota dos 900 metros de altitude em direção às antigas minas de estanho e volfrâmio - as Minas de Ramalhoso 

Depois de atravessar a EN n.º15, o percurso segue junto a típica levada de água, ladeando a ribeira de Ramalhoso até ao Viveiro do Torno. Daqui o percurso é a descer, em caminho de terra batida, até Ansiães.
Adaptado do folheto do PR6-Rio Marão




  


👍 No final da caminhada, há piquenique
no parque de merendas de Candemil.
(praia fluvial)

Sem comentários:

Enviar um comentário