PR11 AROUCA - TRILHO DAS LEVADAS DE MANSORES

DIA: Domingo, 2 de fevereiro de 2020
PONTO DE ENCONTRO: Igreja Matriz de Mansores
INÍCIO: 8:45 | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 12 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio



LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)


PERFIL DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)


DESCRIÇÃO DO PERCURSO

O Trilho das Levadas é um novo percurso pedestre de Arouca e o primeiro da zona poente do concelho.
É um percurso circular com início junto à Igreja Matriz de Mansores. Passa junto ao coreto da Vila e do adro da capela. Depois, sobe-se por entre o casario e atravessa o parque da Serra da Vila. 
Chegado ao lugar do Casal, passa-se junto à Casa da Terça – casa semi-senhorial oitocentista com pedra de armas, capela privada e muita história.
Por caminhos rurais, atravessa-se o vale mais amplo da freguesia, no sítio dos “Reguengos” (nome que indicia que estas foram terras do rei).
Daqui, seguiremos ao lado de uma longa levada de água em cale de granito, até ao lugar da Avitureira, onde se localiza mais um moinho sobre um vale agrícola. Em torno da linha de água, iremos encontrar um bosque de castanheiros e loureiros e um núcleo de moinhos. O percurso continua para o lugar das Agras, no qual se situa a capela de Santo António. 
No lugar da Estrada, junto a um imponente sobreiro, e num curto desvio, vamos visitar o calvário. 
A ribeira da Barrosa, é uma zona idílica, apinhada de castanheiros, carvalhos e amieiros, diversos açudes, uma dezena de moinhos e vários socalcos. Foram construídas pontes e escadas em madeira para ajudar o caminhante na sua aventura e mesas para retemperar as suas forças. 

3 comentários:

  1. Caríssimos, sabendo que o percurso a realizar vai de acordo com o descritivo e gostando do património edificado antigo existente gostaria que na passagem pela casa das Terças me fotografassem a casa e capela e da pedra de armas, caso seja possível.
    Essa casa pertenceu a Manuel Baptista Camossa Nunes Saldanha, 1º visconde de Albergaria de Souto Redondo.
    Muito grato, o "estagiário"

    ResponderEliminar
  2. A missão será cumprida, mestre das casas brasonadas!

    ResponderEliminar
  3. Quero agradecer a todos os participantes e especialmente aos fotógrafos que tiraram as fotos da casa e da pedra de armas (Francisco e à Clara) o especial cuidado e a atenção tida perante este "estagiário", ao qual lhes ficarei muito grato.
    Obrigado a todos.

    ResponderEliminar