PELA ECOVIA ATÉ ÀS LAGOAS DE BERTIANDOS E PONTE DE LIMA


DIA: Domingo, 26 de julho de 2020
PONTO DE ENCONTRO: GALP Modivas (A28) | HORA: 8:15
INÍCIO DO PASSEIO: Parque merendas Moreira de Geraz do Lima
DISTÂNCIA A PERCORRER: cerca de 35 km (a maior parte na ecovia)
DURAÇÃO: ± 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: baixo


MAPA DO PERCURSO

 
PONTOS DE INTERESSE

Lanheses, junto ao rio Lima

Próximo das Lagoas de Bertiandos

A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos encontra-se classificada como paisagem protegida, fazendo parte da Reserva Ecológica Nacional, incluída na Rede Natura 2000. 
Mais informações em https://lagoas.cm-pontedelima.pt/


O Solar de Bertiandos é um importante solar minhoto, situado na freguesia de Bertiandos, concelho de Ponte de Lima. É formado por dois corpos, em cada lado de uma torre do século XVI, sendo um deles mais antigo, com pedra de armas. A construção revela características maneiristas, apresentando uma imponente e nobre escadaria exterior. Já o seu interior revela o gosto setecentista, possuindo um rico espólio, nomeadamente na biblioteca. O conjunto arquitectónico é composto ainda por uma capela do século XVIII.

Ecovia junto ao rio Lima, em Ponte de Lima


O ex-libris de Ponte de Lima, que conjuntamente com o rio que banha a vila, deu o nome à localidade, é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha e a passa ainda em dois arcos. Depois, o troço que resta da ponte romana. São apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. Se descer verá também os alicerces da Torre Velha, talvez a primeira do sistema defensivo medieval. 
A ponte romana data provavelmente do século I, uma vez que foi nessa época que se procedeu à abertura do trajeto de uma das vias militares do antigo "Conventus Bracaraugustanus", que ligava Braga a Astorga, neste caso a Via XIX, mandada abrir pelo Imperador Augusto. 
No que respeita à parte medieval, pese embora se possa recuar no tempo, pelo menos até aos reinados de D. Pedro I e de D. Fernando, por ligação direta à construção das muralhas e das torres que fortificavam a vila, obra terminada em 1370, ou até de D. Dinis, tendo em conta documentação que refere uma ponte, que também poderia, por aquela altura, ser de madeira, sabemos da sua existência no reinado de D. Manuel I, mais precisamente em 1504, por este monarca ter mandado fazer novo calcetamento e colocar merlões para decoração da ponte, pois já não se justificavam como opção defensiva e militar. 

Em Ponte de Lima, terra de história e de estórias,
um passeio pelo centro é um regresso à nossa ancestralidade. 

Pela ecovia do Lima

Moreira de Geraz do Lima

No final do passeio, vamos fazer um piquenique. Cada participante deverá levar a sua merenda.



Sem comentários:

Enviar um comentário