PR5 VCT - TRILHO DO PINCHO

 

DIA: Domingo, 24 de setembro de 2023
PONTO DE ENCONTRO: Largo do Souto, Montaria
INÍCIO DA CAMINHADA: 9h00m  | DISTÂNCIA: 11 Km 
DURAÇÃO: 
± 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio



PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui
ou cola o código Q7RC+HG Montaria no Google Maps.

MAPA DO PERCURSO

Ver o percurso no Outdooractive

PERFIL DO PERCURSO



CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO


“A Serra d’Arga é um espaço de motivações espirituais e atrai milhares de pessoas fascinadas pelo seu magnetismo e pela sua importância para a conservação da biodiversidade”. É desta forma que se apresenta a região atravessada pelo Trilho do Pincho, identificado como PR5 e classificado como um percurso paisagístico, ecológico e cultural. Com um grau de dificuldade “Médio”, o percurso pedestre tem início no Largo do Souto, na freguesia de Montaria.
O mais atrativo dos pontos de interesse deste trilho é a cascata do Pincho, considerada uma das mais belas de todo o Minho. Mas antes de se chegar à mais famosa queda de água do rio Âncora, veem-se vestígios de diversos antigos moinhos e azenhas. 
A cascata do Pincho, também conhecida como cascata da Ferida Má, situa-se numa das mais emblemáticas paisagens do Alto Minho, a serra d’Arga.
Ao longo do caminho poderá encontrar-se diversos pontos de interesse para além da Cascata do Pincho, como a Porta do Sítio da Serra d’Arga, o antigo Viveiro Florestal, várias cascatas, os Moinhos da Costa, a Igreja Paroquial, o Calvário da Montaria.

E no final...
A curta distância, na Estrada de Espantar, aldeia de Montaria, ainda parte da reserva natural da serra d’Arga, e perfeito para recuperar energias, justifica-se uma paragem para comer e beber no Café Caçana. Especialmente conhecido pelos petiscos tradicionais, como o fumeiro caseiro, os rojões e as moelas, tem como produto estrela o champarrião, uma bebida elaborada à base de vinho verde, cerveja e açúcar que acompanha a tainada (petiscada).


Sem comentários:

Enviar um comentário