AMARANTE - TRILHO DAS AZENHAS + ANTIGA LINHA DO TÃMEGA


DIA: Domingo, 21 de janeiro de 2024
PONTO DE ENCONTRO: Alameda Teixeira de Pascoaes, Amarante
INÍCIO: 8h30m | DISTÂNCIA: 14 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio


COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui,

ou cola o código 7W9C+VJ Amarante no Google Maps.


MAPA DO PERCURSO



DESCRIÇÃO DO PERCURSO


Vamos iniciar e terminar o percurso junto ao Museu Sousa Cardozo, no centro de Amarante.


Trilho das Azenhas


O Trilho das Azenhas é um percurso linear de dificuldade baixo que se desenvolve por 7 quilómetros, ao longo da margem direita do rio Tâmega. Com início na “Praia das Azenhas” e termino na freguesia de Vila Caíz.
A área envolvente da Praia das Azenhas foi objeto de recuperação e arranjo urbanístico e as ruínas das Azenhas foram preservadas e requalificadas, dignificando-se um espaço que é dos mais simbólicos da identidade e imaginário dos amarantinos.




Linha do Tâmega



A Linha do Tâmega, originalmente denominada de Caminho de Ferro do Valle do Tâmega ou Linha do Valle do Tâmega, foi uma ferrovia de via estreita (1000 mm) no Norte de Portugal que, na sua máxima extensão, ligava a estação de Livração (na Linha do Douro) à estação de Arco de Baúlhe, numa extensão total de 51,733 quilómetros, servindo Amarante e as Terras de Basto.
O troço da Linha do Tâmega, entre Livração e Amarante foi inaugurado em 20 de Março de 1909. O tráfego neste troço foi suspenso em 25 de Março de 2009, oficialmente para que a Linha pudesse ser submetida a profundas obras de beneficiação. No entanto, as obras nunca chegaram a ocorrer e a Linha do Tâmega acabou por ser definitivamente encerrada em 1 de Janeiro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário