VALE DO RIO BESTANÇA: PR1 "CAMINHO DO PRADO" E PR2 "ROTA DO VALE"

 

DIA: Domingo, 7 de abril de 2024
PONTO DE ENCONTRO: Igreja Paroquial de Tendais
INÍCIO: 9h00m | DISTÂNCIA: 14 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio

COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui,

ou cola o código 2W7X+6M Tendais no Google Maps.


MAPA DO PERCURSO



PERFIL DO PERCURSO



DESCRIÇÃO DO PERCURSO


O percurso junta o PR1 "Caminho do Prado" e o PR2 "Rota do Vale", de forma a transformar num percurso circular. O início é na aldeia de Tendais, junto à Igreja, e segue junto a uma levada entre as terras de cultivo até chegar ao estradão florestal. Este caminho, sempre a descer, leva-nos até ao Rio Bestança.
Junto às margens do rio atravessa-se vários campos de cultivo, tipo lameiros, até chegar à ponte em cimento, lugar denominado Prado do Bestança. Agora segue-se a sinalização dos PRs (este troço é comum aos dois), até chegar à Ribeira e ao Refúgio do Prado, lugar onde desagua a Ribeira com um moinho recuperado e muito bem preservado pela Associação do Vale do Bestança: Atravessa.se a Ribeira pela ponte em madeira e segue-se por caminho em pedra até ao lugar de Valverde.
A partir desta povoação o percurso segue pela estrada em asfalto em direção a Vilar de Muros. Antes de chegar a esta povoação, vira-se à direita por um caminho a descer através de um bosque de carvalhos e castanheiros até à ponte de Covelas, lugar de rara beleza.


Passa-se a ponte, onde se encontram algumas habitações desabitadas e testemunhas de outros tempos e inicia-se a subida até à povoação de Covelas e nesta povoação vira-se à direita e apanha-se o caminho denominado Carreiro da Chã até ao ponto de intersecção do PR2.
Neste lugar segue-se pela esquerda, sempre a subir e seguindo as marcações do PR2, chega-se à povoação das Chás e desta segue-se para Soutelo através de um caminho com bastante água.
Em Soutelo e após passar pelos arruamentos da aldeia desce-se até à ponte de Soutelo, uma ponte Romana, lugar também de destaque. Depois uma subida, bastante acentuada, até à aldeia de Tendais, lugar onde iniciou o percurso.
Um percurso de cerca de 14 km, com algumas subidas acentuadas mas moderado, é um troço com muita sombra e caminhos que podem ter alguma água.



PR1 – Caminho do Prado
“Este é um percurso circular que se desenvolve no Vale do Bestança ao longo das margens do rio e que passa pelas localidades de Vila de Muros, Covelas e Vale Verde.
Tem início no Largo da Nogueira, em Vila de Muros, segue em direção à ponte Romana de Covelas, atravessando o rio Bestança para a margem direita e sobe à aldeia de Covelas por uma calçada antiga.
Volta, novamente, a cruzar o rio por uma ponte de cimento e chega a uma zona conhecida por Prado.
Depois, sobe por uma antiga calçada até Vale Verde, onde continua por asfalto até Vila de Muros."

PR2 - Rota do Vale
“A Rota do Vale é um percurso linear, com duas portas de entrada, que pode ser iniciado no Largo da Nogueira, na aldeia de Vila de Muros, ou nas Portas de Montemuro, junto da capela das Portas.
Desenrola-se num dos vales mais bonitos de Portugal, o Vale de Bestança, e ao longo de um dos rios mais limpos da Europa - o rio Bestança.
Este percurso conduz-nos por locais de elevado interesse paisagístico, cultural e arquitetónico, tais como: o Prado do Bestança; Ribeira de Tendais; Rio Bestança; Ponte de Soutelo; Eira Comunitária do Bustelo; Serra de Montemuro; Capela e Muralha das Portas de Montemuro.”




Sem comentários:

Enviar um comentário