DIA: Domingo, 16 de julho de 2017
PONTO DE ENCONTRO: Área de serviço de Penafiel | HORA: 8:00
DISTÂNCIA: 13 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio/alto
PONTO DE ENCONTRO: Área de serviço de Penafiel | HORA: 8:00
DISTÂNCIA: 13 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio/alto
Como chegar a Ermelo
Do Porto, pela A4, em direcção a Vila Real. Depois de passar o túnel do Marão, sair da A4 e seguir pela N304, cerca de 20 km, até Ermelo.
A CAMINHADA
O PR3 Fisgas de Ermelo inicia-se na aldeia de Ermelo junto à Igreja Paroquial. Segue pela rua principal e em direção às Catrinas, onde atravessa a ribeira de Fervença. Aqui inicia-se uma longa subida até Varzigueto, que compensada pelas magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e das imponentes Quedas de Água das Fisgas de Ermelo. Antes de chegar a Varzigueto existe um acesso às Piocas de Cima - pequenas lagoas de água cristalina, que convidam a banhos refrescantes. O percurso segue em direção ao Fojo, onde se inicia a descida para o rio Olo. Vamos encontrar um acesso às Piocas de Baixo. O rio é atravessado na Ponte da Abelheira antes do percurso subir novamente até Ermelo. Neste percurso irá passar por aldeias de ambiente rural, marcadas pela agricultura de lameiro e pelas construções em xisto e lousa, típicas desta zona de montanha. É frequente encontrar gado bovino maronês a pastar e, nas zonas mais altas, os rebanhos de cabras bravias são presença comum. Trata-se de um percurso de grande beleza caracterizado por grandes desníveis, o que o torna desafiante.(Fonte: Folheto PR3 - Fisgas de Ermelo. Percursos Pedestres de Mondim de Basto)
MAPA DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)
PONTOS DE INTERESSE
A Cascata das Fisgas de Ermelo é uma queda de água localizada junto à União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal. Esta cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa fora da Escandinávia e dos Alpes, não se precipitando num único salto vertical: fá-lo em vários saltos, ao atravessar progressivamente uma grande barreira de quartzitos, num profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes. O desnível desta cascata, apresenta assim 200 metros de extensão cavados pelas águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão. Antes do início das quedas de água temos a montante um grupo de lagoas de águas cristalinas muitos usadas nas épocas de veraneio.
Sem comentários:
Enviar um comentário