TRILHO DO CASTRO DE S. LOURENÇO - ESPOSENDE


DIA: Domingo, 16 de julho de 2017
PONTO DE ENCONTRO: Repsol - entrada de Esposende | HORA: 8:30
DISTÂNCIA: 12 Km | DURAÇÃO: 4 horas
GRAU DE DIFICULDADE: médio



Como chegar ao PONTO DE ENCONTRO


Pela A28, até Esposende

Saída para Esposende

Repsol, junto ao Continente, à entrada de Esposende.

MAPA DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)


PONTOS DE INTERESSE

Este percurso tem início no castro de S. Lourenço e segue para a descoberta de outros monumentos milenares, marcas da presença do homem em tempos anteriores aos castros, que se encontram localizados no planalto de Vila Chã.

Não só será a valência monumental, como motivo para esta caminhada, pois há muito mais que apreciar, em termos paisagísticos, naturais e etnográficos. Seguindo em qualquer direcção, este percurso sinalizado nos dois sentidos irá permitir a passagem por diferentes paisagens que se encontram ao redor da freguesia de Vila Chã. Por entre as matas e florestas de pinheiro-bravo, giestas e urzes, campos agrícolas e vinhedos, e também pela arriba fóssil, há que apreciar a diversidade de paisagens

Pontualmente a arqueologia irá presenteá-lo com alguns dos mais emblemáticos exemplares de monumentos funerários, tais como os dólmens da Portelagem, do Rapido e o da Cruzinha, sendo este último um dos mais raros e interessantes, por possuir duas estruturas em pedra sob a mesma mamoa. Por ser um dos locais de maior interesse, deverá permanecer mais tempo no castro de S. Lourenço. Uma vez aí, poderá visitar as ruínas milenares e imaginar, através dos núcleos reconstruídos, o dia-a-dia das populações castrejas. Mas, se o seu interesse é paisagístico, junto à capela dedicada ao mártir S. Lourenço poderá desfrutar da beleza cénica da orla atlântica e de quase todo o litoral do concelho de Esposende, com especial atenção ao Parque Natural do Litoral Norte e à foz do rio Cávado.

Uma vez no lugar da Abelheira, poderá alongar um pouco mais a visita e contemplar os moinhos de vento e os engenhos d’agua que outrora laboraram a moer o milho.

CASTRO S. LOURENÇO (VILA CHÃ)


O castro de S. Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajeado. A defesa era assegurada por três muralhas. Nos finais do séc. I a.C. assistiu-se a transformações que perduraram até ao séc. IV d.C., com todos os indícios de romanização. Após um período de abandono o Monte de S. Lourenço volta a ser ocupado, por volta do séc. XIV quando é erguido um sistema defensivo, tipo pequeno castelo. Para além do aspecto histórico-arqueológico o Monte de S. Lourenço é um local de rara beleza paisagística. Miradouro com vista para o Atlântico, permite a visão da orla costeira, onde se destacam pontos como a Póvoa de Varzim, o pinhal do Ofir ou mesmo os célebres Cavalos de Fão". Além da maravilhosa vista pode-se ainda desfrutar de um ambiente calmo e repousante.

DÓLMEN DA PORTELAGEM (VILA CHÃ)


É constituído por um "tumulus" ainda relativamente bem conservado e urna couraça pétrea que encosta às lajes da câmara. Esta, por sua vez, de forma sub-rectangular, originalmente seria formada por 14 a 15 esteios graníticos. Presentemente restam apenas 9, alguns dos quais parcialmente fragmentados. Da cobertura resta, somente, uma laje de proporções avantajadas.


DÓLMEN DO RAPIDO III (VILA CHÃ)


O dólmen do Rapido III integra um conjunto megalítico formado por três mamoas. Apresenta uma câmara protegida por uma mamoa em terra e uma pequena couraça, integrando ainda um pequeno corredor. Alguns dos nove esteios da câmara apresentam vestígios de arte rupestre, sob forma de gravuras. Visitas orientadas a grupos mediante marcação.

IGREJA PAROQUIAL DE VILA CHÃ


Igreja Paroquial de Vila Chã, cujo patrono é o S. João Baptista, foi construída no séc. XVIII e sofreu recentemente obras de restauro. A imagem que se vê na fachada principal é obra do artesão esposendense Pompeu Neto. Fora da igreja poderá ainda ver a antiga pia baptismal, datada do séc. XVI.

DÓLMEN DA CRUZINHA/ARRIBADAS (VILA CHÃ)


Sob a mesma mamoa de terra de grandes dimensões revela-se um monumento de características ímpares, pelo facto de apresentar uma anta e uma antela lado-a-lado. Esta, de menores dimensões apresenta a laje de cobertura (tampa). O segundo dólmen é de maiores dimensões e hoje resta-lhe uma única laje de cobertura.

(adaptado de http://www.visitesposende.com/pt/fazer/percursos/pr6-eps-castro-de-s-lourenco)


IMPORTANTEnão esquecer o merendeiro para o final do passeio.


Sem comentários:

Enviar um comentário