PR2 ALB - TRILHO DOS TRÊS RIOS

 

DIA: Domingo, 20 de junho de 2021
PONTO DE ENCONTRO:  Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha
HORA: 8h30m | DISTÂNCIA: 15 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio



MAPA DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)

Ver no ViewRanger

O ponto de encontro é junto à Igreja de S. Tiago, na freguesia da Ribeira de Fráguas por questões de logística, embora o início oficial do PR2 seja no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque.

DESCRIÇÃO DA CAMINHADA

Moinho de Baixo, junto à margem do Rio Fílveda

O trilho proposto, PR2 - Trilho dos Três Rios, do município de Albergaria a Velha, percorre pequenas cascatas e açudes.
O percurso tem início no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque. Decorre pelos vales dos rios Caima, Fílveda e ribeira da Felgueira (Rio Pequeno), acompanhando os respetivos cursos sinuosos por entre bosques, açudes, levadas secas, moinhos e paisagens rurais, passando ainda pelo lugar de Telhadela, Vilarinho de S. Roque, Minas do Palhal e Ribeira de Fráguas. O Rio Caima, que nasce na Serra da Freita e percorre 50 km até desaguar na margem direita do Vouga, bem como os vários afluentes, rompem caminho pelos terrenos irregulares desta zona mais serrana. Aproveitada nos açudes e levadas para a rega dos campos, a água também era a força motriz que mantinha os moinhos a funcionar, sendo também usada para lavar o minério das antigas Minas de Telhadela. Aqui, a água é sempre a companheira que nos guia.
 
O trilho é fácil e acessível, embora com alguns declives, nomeadamente entre o lugar de Vilarinho de S. Roque e Telhadela, ao atravessar o eucaliptal do Cabeço dos Mouros. Os troços pelas margens dos ribeiros requerem alguma atenção, pois são caminhos de pé posto, daí não devermos nunca facilitar para evitarmos acidentes.





No final da caminhada vamos até ao parque de merendas de Ribeira de Fráguas onde se pode relaxar e desfrutar do merendeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário