TRILHO DE SÃO BENTO - VIZELA

DIA: Domingo, 27 de junho de 2021
PONTO DE ENCONTRO:  Parque Estacionamento Zona Ribeirinha, Vizela
HORA: 8h30m | DISTÂNCIA: 13 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio


MAPA DO PERCURSO (clicar na imagem para ampliar)


Ver no ViewRanger

Início da caminhada no parque de estacionamento da zona ribeirinha, na Alameda Ribeirinha 5 de Agosto de 1982, em Caldas de Vizela (perto do Pingo Doce).

PERFIL DO PERCURSO



DESCRIÇÃO DA CAMINHADA

Uma caminhada pode ser a maneira ideal de conhecer melhor a cidade e a área circundante de Vizela.
O PR2 - São Bento das Peras possui cerca de 13 km. O percurso é circular e decorre por caminhos com grau de dificuldade médio. É um itinerário montanhoso, cheio de património religioso, cultural e natural, repleto de paisagens sobre a cidade de Vizela e freguesias vizinhas.
O roteiro inicia na marginal ribeirinha, na margem esquerda do Rio Vizela. 
Após percorrer cerca de 2,5 km ao longo do rio Vizela, o percurso torna-se mais montanhoso, percorrendo um trilho até ao Santuário de São Bento das Peras. No cimo do monte, a uma altitude de 454 metros, através do seu miradouro, observa-se um dos mais belos panoramas de todo o concelho de Vizela. A segunda parte do percurso é a descer até ao Parque das Termas de Vizela, passando pelos pontos mais icónicos da cidade.

PONTOS DE INTERESSE

Santuário de São Bento e Miradouro



O Miradouro do Santuário de São Bento situa-se no cimo do monte do mesmo nome.
A capela antiga data do século XIV. A maior é de construção recente. Tem próxima uma Cista Romana. Os penedos pintados de branco significam o agradecimento dos devotos por graças recebidas.

Igreja de S. Miguel (Igreja Velha) 


Igreja paroquial maneirista, barroca e neoclássica, de planta poligonal. Decoração interior essencialmente barroca joanina e neoclássica, salientando-se retábulos de talha dourada, lambril de azulejos, coro-alto e o púlpito no lado do Evangelho. Teto de perfil curvo pintado com alguns medalhões figurativos e motivos geométricos. Está classificada como sendo de Interesse Municipal desde 1982.

“Bica Quente”


Situada na Praça da República, a "Bica Quente" é o local onde surgiram os primeiros vestígios da ocupação romana ao descobrirem-se em 1787 as antigas termas romanas. Até 1996, era na envolvência deste local que se realizava o mercado. Hoje, Praça da República, é um espaço de lazer. Para assinalar a importância histórica, foi colocado no solo desta praça, junto à mítica Bica Quente, uma inscrição e um monumento em homenagem ao Deus Bormânico, reconhecido como Deus salutífero das águas termais. Reza a lenda que quem meter o dedo nessa fonte ficará para sempre “prisioneiro” de Vizela.

"Vizela Romana"


A "Vizela Romana" é a imagem simbólica da cidade, representada no brasão do município. É uma estátua da autoria do escultor portuense João Barata Feyo. sendo uma reprodução da alegoria que simboliza a origem romana das Termas de Vizela, da qual foi autor o pintor vizelense José Pereira da Costa.


Igreja de S. João


Imponente construção neogótica em granito, construída entre 1904 e 1909, que se destaca exteriormente pela grande torre da fachada, enquanto no interior salientam-se os retábulos de talha que evocam uma intervenção do período joanino. Já os medalhões dos sacrários, dos altares laterais e o forro dos nichos indicam as remodelações realizadas posteriormente à sua edificação.

Parque das Termas


No deslumbrante Parque das Termas, construído entre 1885 e 1886, destacam-se as suas arvores centenárias, sendo considerado o pulmão da cidade de Vizela devido à sua vasta vegetação. Propício à realização de todo o tipo de atividades ao ar livre, com circuito de manutenção, campo de ténis, parque infantil, apoio de bar e restaurante e ainda acesso a campo de minigolfe.

DOÇARIA REGIONAL - BOLINHOL DE VIZELA


Um doce único que é uma mais-valia gastronómica do concelho de Vizela, da região Norte e de Portugal.
O início da sua confeção remontará ao ano de 1880, sendo que em 1884 este doce esteve já presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães. A história do Bolinhol e o seu crescente destaque na doçaria vizelense verifica-se a par do desenvolvimento das Termas de Vizela e, por inerência, da própria localidade.
O Bolinhol é um tipo de pão-de-ló que se apresenta com uma suave cobertura de açúcar. Cobertura essa que resulta da preparação de uma cuidada calda, posteriormente pincelada manualmente sobre a massa de refinada qualidade, levemente húmida. Esta conjugação atribui ao Bolinhol um sabor inigualável, tornando-se assim numa experiência sensorial memorável. 
Ao longo dos tempos, o reconhecimento da referida arte e da qualidade do produto materializou-se na atribuição de diversos prémios, dos quais se destaca a vitória no concurso nacional 7 Maravilhas Doces de Portugal em 2019.


Informação retirada de https://www.vizela.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário