PONTO DE ENCONTRO: Estação de Lourido, Celorico de Basto
INÍCIO: 8:30 | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 11 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio
PONTO DE ENCONTRO
Para saberes onde é o ponto de encontro, clica aqui
ou cola o código 82W3+M5 Arnóia no Google Maps.
LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO
Percurso, não sinalizado,
pela ecopista do Tâmega, por trilhos florestais e caminhos rurais (ver trilho).
PERFIL DO PERCURSO
Este trilho circular é uma experiência perfeita para quem procura aliar natureza, aventura e momentos inesquecíveis.
O percurso começa na Estação de Lourido, um ponto de partida tranquilo que rapidamente nos leva à Ponte de Arame sobre o rio Tâmega. A travessia nesta ponte suspensa é o ponto alto do trilho, proporcionando uma sensação única e vistas incríveis sobre o rio.
Uma oportunidade de atravessar a estrutura quase centenária que liga os concelhos de Amarante, no distrito do Porto, e Celorico de Basto em Braga. Construída em 1926, foi inicialmente concebida para facilitar a ligação entre as freguesias de Rebordelo e Arnóia. Tem 55 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, numa estrutura metálica com um tabuleiro assente em travessas de madeira, que permite atravessar o rio Tâmega.
Antes da intervenção, a travessia era considerada uma verdadeira aventura. A estrutura original de aspeto frágil era composta por um piso de madeira sustentado por cabos metálicos. Apesar de não existirem registos de acidentes, a degradação da ponte levou à necessidade de intervenção.
Os trabalhos de requalificação, que começaram em 2022, incluíram a instalação de plataformas de trabalho nas margens, execução de trabalhos geotécnicos e substituição integral dos elementos de madeira do tabuleiro.
Passando para a outra margem, o percurso é a subir até Rebordelo e passa pelo Baloiço do Tâmega, onde se pode contemplar uma magnífica paisagem.
Baloiço do Tâmega
Depois inicia-se a descida até à ponte suspensa, atravessa-se o rio Tâmega e o percurso prossegue, a subir, até à estação de Lourido.







Sem comentários:
Enviar um comentário