ANTIGA LINHA DE MIDÕES E MOINHOS DE JANCIDO

 

DIA: Domingo, 16 de janeiro de 2022
PONTO DE ENCONTRO: Centro de Saúde da Foz do Sousa
INÍCIO: 8:30 | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 12 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio


PONTO DE ENCONTRO

Em frente ao Centro de Saúde da Foz do Sousa.

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3FVX+Q3 Foz do Sousa no Google Maps.


MAPA DO PERCURSO



PERFIL DO PERCURSO



PONTOS DE INTERESSE

Antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa

Com efeito, foi a partir de 1855 e, em especial, através do decreto real aprovando o contrato firmado com a Compagnie Générale des Eaux pour l'Étranger, para construção de obras de captação, elevação, transporte e distribuição de água ao domicílio, que foi conferira ao Porto a exclusividade de utilização das águas dos Rios Sousa e Ferreira, erguendo-se, para o efeito, e entre outras estruturas, a 'Central-do-Sousa', mas cuja fragilidade, em tempo de cheias, justificou as beneficiações nela realizadas, já em finais do anos vinte do século XX, até que a edificação da 'Central Elevatória de Lever' conduziu à sua desativação.

Adaptado de: http://www.patrimoniocultural.gov.pt

Parque de Merendas em Travassos

Junto à foz do rio Ferreira, na freguesia da Foz do Sousa


Uma das lagoas de Midões - antiga mina de exploração de carvão

Esta mina situava-se na confluência das freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo. Em 1872, pertence à firma Hastings & Tait, que, passados alguns anos, alteram a denominação social para Veloso & Tait. Em 1912, o arrendatário passa a ser Manuel Martins da Rocha, que adquire a propriedade em 1916 e cria a Empresa Mineira do Carvão de Midões, limitada, acrescentando novas concessões das freguesias de São Pedro da Cova e de Melres à original. Sob a administração da Empresa Mineira do Carvão de Midões dão-se os grandes investimentos nesta localização, com a abertura de novos poços e a instalação de oficinas, armazéns, escritório e de um caminho de ferro para transporte do produto até à Foz do Sousa, seguindo a partir daí em transporte fluvial até ao Porto. 
Adaptado de "Breve História da Exploração Mineira em Gondomar", Artur F. T. Vieira de Sousa


Antigo canal da linha de comboio de Midões à Foz do Sousa

 A linha é atravessada por mais de uma dezena de linhas de água usadas como sistemas de partilha de água para os regadios tradicionais e que alimentava uma rede de moinhos, desativados há mais de 40 anos. No ano de 1924, é alterado o pacto social, passando a empresa a designar-se de Companhia Anónima Portuguesa para Exploração de Combustíveis, em que entrou capital francês. Contudo, não se chega a avançar com novos planos de investimento. A produção é suspensa em 1927, atravessando-se uma grave crise financeira. Durante o período de laboração, o carvão extraído era transportado em pequenos vagões puxados por uma pequena locomotiva a vapor em linha férrea de bitola estreia (60cm).
Adaptado de "Breve História da Exploração Mineira em Gondomar", Artur F. T. Vieira de Sousa

Rio Sousa

Travessia do rio Sousa


Junto à antiga linha de Midões que ligava as minas de Covelo à foz do rio Sousa, em Gondomar, os oito moinhos de Jancido estavam esquecidos, degradados e cobertos por vegetação. Em outubro de 2016, um grupo de amigos decidiu, de forma voluntária, recuperar as estruturas - construídas há séculos e que funcionavam com a água da chamada ribeira de Caia-Águas.

Moinhos de Jancido

Moinhos de Jancido

Moinhos de Jancido


Rio Sousa

Na semana da Festa de Stº Amaro,
cumpriremos a tradição: figos e geropiga.

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