PASSEIO PELO MONTE MOZINHO

Começámos a primeira caminhada de 2022 pelo Castro de Monte Mozinho que está no alto de um monte das freguesias de Oldrões e Galegos, em Penafiel. Aproximadamente 20 hectares de área castreja a que muitos também chamam a Cidade Morta de Penafiel.


É um povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. mas com uma ampla cronologia de ocupação, que chega mesmo a atingir o século V, é fortificado com duas linhas de muralhas. 



O castro possui uma extensa área habitada, com cerca de 22 hectares, e apresenta diversas reformulações urbanísticas, sendo possível observar vários tipos de construção, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou retangular.


Na parte superior do castro destaca-se a muralha do século I, cuja entrada era flanqueada por dois torreões onde se encontravam duas estátuas de guerreiros galaicos, atualmente no Museu Municipal. O topo do castro é coroado pela acrópole, delimitada por um espesso muro e estéril em construções interiores. Aí se desenrolariam atividades várias, como jogos, assembleias, mercado, etc.

Classificado como Imóvel de Interesse Público é o maior Castro Romano da Península Ibérica.

Continuámos o passeio percorrendo diversos caminhos florestais.

Muito lixo depositado nestes montes...😢 




Fotografia do grupo junto ao marco geodésico
de Calvos (424 metros), Paço de Sousa - Penafiel

Lugar de Mesão Frio, freguesia de Valpedre


Quinta em Mesão Frio, Valpedre, com algumas araucárias,
que também possui outros nomes populares como
Pinheiro-do-Paraná ou Pinheiro-brasileiro



Garça junto a um tanque de rega

Sem comentários:

Enviar um comentário