SERRAS DO PORTO: PR5 GDM-PRD - TRILHO DO CASTIÇAL


DIA: Domingo, 30 de janeiro de 2022
PONTO DE ENCONTRO: Igreja de N. Sra. das Mercês, Belói
INÍCIO: 8h30m | DISTÂNCIA DA CAMINHADA: 12 Km
DURAÇÃO: 4 horas | GRAU DE DIFICULDADE: médio


PONTO DE ENCONTRO

Para saber onde é o ponto de encontro, clica aqui
ou cola o código 4GQ4+2W São Pedro da Cova no Google Maps.

MAPA DO PERCURSO

Ver no ViewRanger

PERFIL DO PERCURSO



CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO

"Este trilho pedestre de pequena rota (PR), circular, inicia-se e termina na aldeia de Belói, freguesia de S. Pedro da Cova e circunda a Serra do Castiçal. 

No início do trilho pode-se apreciar um conjunto de casas de lavoura centenárias, inseridas na paisagem agrícola, ao que se segue à direita um pequeno percurso ao longo da margem esquerda do rio Ferreira até à ponte do Carvalhal, onde a vegetação nativa predominante são carvalhos (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber) e medronheiros (Arbutus unedo). Atravessa Monte Cavalos e já na localidade de Gens, circunda uma das 3 lagoas artificiais aí existentes, com uma beleza impar associada à sua coloração verde e azul, resultante da exploração de carvão no início do século XX. 

Deste ponto, é um saltinho até à cumeada da serra, cujas cristas quartzíticas dão originalidade a este território e proporcionam um excelente efeito miradouro sobre as cidades de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia, Paredes e Valongo, bem como sobre o património natural e geológico, característico do anticlinal de Valongo, que promoveu o contraste de relevo entre as serras e o vale do rio Ferreira. Do Alto da Peneca, descemos a encosta e regressamos ao Lugar de Belói, passando na Capela de N. Sra. das Mercês, onde peregrinos a caminho da Sra. do Salto oravam e descansavam.

Os ecossistemas ribeirinhos, os campos agrícolas e lameiros, os bosques nativos, as charnecas secas e as vertentes de encosta, proporcionam à serra do Castiçal e restante cordilheira serrana, na interligação com os vales do Ferreira e Sousa, condições de refúgio e habitat natural para albergar uma grande variedade faunística, entre as quais se destacam as classes de avifauna, mamíferos, herpetofauna e os invertebrados. "

Informação de:   


Sem comentários:

Enviar um comentário